Educação accionária

Manifesto plural e não democrático pela acção da/na educação.

18.1.04

A educação - paradigma social, profissional, programático e político - foi sempre, ao longo dos tempos, uma das áreas que maior investimento intelectual teve e, na mesma proporção, a que menos se esforçou por deter, compreender e desenvolver as ferramentas sociais que a atravessavam transdisciplinarmente.
A criação deste blog que arrancará em força a qualquer momento! - pretende, não sem cinismo, olhar criticamente para o ensino que se pratica no nosso País. Pretende-se um espaço amplo e livre: contudo, não pode haver ilusões; não se quer francas ideologias, mas antes atitudes retiradas dos paradigmas que nós, docentes, defendemos, compreendemos e aplicamos na sala de aula e no universo educativo. Porque pensamos neles, porque os interiorizamos, porque os experimentamos - validando-os ou não. Sobretudo porque temos da nossa profissão, mais do que a administração da técnica (cada vez menor!), o exercício continuado da reflexão e objectos de aplicação claramente identificados.
Para primeiro texto (reflexão), e sem grandes insultos, comprometo-me desde já, o elogio da loucura. O elogio aos colegas que estagiam e que suportam, e tantos e na maioria dos casos, as arbitrariedades, vaidades, ignorância e prepotência dos orientadores de estágio...