Educação accionária

Manifesto plural e não democrático pela acção da/na educação.

7.2.04

Exploração didáctica...seja lá o que isso for...



O insólito também acontece em final de tarde! Não bastava já o ensino
em Portugal, no meu/nosso País, estar quase a implodir e a retardar o posicionamento educatividade/educabilidade (tão necessário para ser, de
facto, um real e indelevel parceiro social).
A procura de textos/páginas que enriqueçam este blog (geralmente fora
do circuito institucional) deparou-se com uma página de "Exploração
Didáctica de Textos em Português
"! Por si só já seria mau proveniente
de um(a) qualquer orientador de estágio; vindo do Instituto Camões
abala completamente o alicerce literário. Fá-lo de duas formas: a
primeira, pelo facilitismo preconizado na delimitação do estudo da res
literária, a segunda, por ombrear escritores de excelência - Vergílio
Ferreira, Eça de Queiroz, Camões ou Sophia de Mello Breyner - junto a
esboços narrativos como Jacinto Pires, Manuel Alegre ou Luísa Costa
Gomes.
Num país preferencialmente poético (onde todos são poetas!), temos o
beneplácito subsidiário do Instituto Camões para a elevação destes
senhores a escritores! Francamente!
Por estes motivos, antes de sair para a habitual pausa para o café,
olho para este texto de Mestre Almada e berro-o pelo menos três vezes, em
jeito de indignação! E mais três com o original!
Quanto à "exploração didáctica", tão defendida e exigida a futuros professores, pelos departamentos de Português das Faculdades de Letras (que os próprios mestres a não aplicam em circunstância alguma!), fica aqui uma questão: disse didactologia?