Educação accionária

Manifesto plural e não democrático pela acção da/na educação.

3.2.04

Postas tu ou posto eu?

Há já algum tempo que me venho insurgindo com a designação "posta" para os pequenos (alguns!) textos colocados nas páginas da internet. Ciente de que uma nova necessidade linguística emerge, pugnante pela escassez vocabular e parca fonicamente - tempus fugit -, não posso deixar de considerar que o substantivo posta, taduzido grosseiramente do inglês post, é dos piores escolhidos. Já os termos blog ou blogue (distinguindo tipos de páginas a circular na internet) e
bloguistas ou blogueiros (o segundo predicatvo deprecia os seus autores) são razoavelmente aceitáveis. Razoavelmente, só!

Tendo dito isto, vamos ao dicionário.
"Posta (s.f. (do lat. posita) 1. Pedaço de carne ou de peixe. 2 Fatia; naco; talhada. 3.Administração do correio; correio 4. Cocheira onde antigamente era feita a muda dos cavalos das diligências. 5. fam. Emprego bem remunerado. 6. pop. indivídou mole, preguiçoso".
Ora bem, 1. há "postas" que não são carne nem peixe, são realmente bosta; 2. as que são alguma coisa, geralmente são nacos de inteligência e pertinência 4. frequentemente as páginas onde se alojam as "postas" não têm diligências, mas há lá cavalos e cavalgaduras a postar e a postar-se; 5. não é verdade que colaborar com uma página da internet (este tipo de páginas) seja um trabalho bem pago; 6. Quanto a mole não sei, mas preguiçosos... finalmente o ponto 3, intencionalmente deixado para último lugar: trata-se na maioria das vezes de administrar correio, receber, distribuir e entregar. Neste sentido, está correcta a utilização do termo "posta".
Não obstante, a sua utilização pode ser equívoca. Assim sendo, atendendo ao pouco texto redigido na grande maioria das vezes, proponho a utilização de "postal" ou bilhete-postal"; obviamente que a seguir a um substantivo vem um adjectivo; a proposta é imediata: "postalista".
Aceito risos, até os meus, mas parece-me que esta designação é mais genuína por ser lusa. É só uma proposta...