Educação accionária

Manifesto plural e não democrático pela acção da/na educação.

15.6.04

"Erros meus, má política, demissão ardente?"

É o título do comunicado emitido hoje pela FENPROF que, para além de estúpido, se reveste de mau gosto (o título, não o comunicado).
Teremos nós, docentes, razões de sobra para desconfiar, denunciar e exigir novas políticas educativas e, sobretudo, novos rostos directivos. E temos certamente motivos para estrebuchar de raiva perante um novo concurso com demasiados erros e com demasiados docentes envolvidos (14000 candidaturas recusadas).
O que não me parece razoável é ver Luís Vaz de Camões, um dos símbolos maiores da nossa literatura e da intelectualidade do seu tempo, vilependiado por dirigentes comunistas (que em 1974 o baniram do ensino público), em jeito de rábula. É de um mau gosto a toda a prova.
Haja decoro!

Erros meus, má fortuna, amor ardente
Em minha perdição se conjuraram;
Os erros e a fortuna sobejaram,
Que pera mim bastava amor somente.

Tudo passei; mas tenho tão presente
A grande dor das cousas que passaram,
Que as magoadas iras me ensinaram
A não querer já nunca ser contente.

Errei todo o discurso de meus anos;
Dei causa [a] que a Fortuna castigasse
As minhas mal fundadas esperanças.

De amor não vi senão breves enganos.
Oh! quem tanto pudesse, que fartasse
Este meu duro Génio de vinganças!

Luís de Camões