Educação accionária

Manifesto plural e não democrático pela acção da/na educação.

23.9.05

Brasil ultrapassa Portugal em França

A recente medida anunciada pelo ME de que os destacamentos de professores de Português (língua e cultura) acabaria já no próximo ano lectivo, passando-se a adoptar o regime de contratações, provavelmente não resolverá o problema que segue.
Apenas dois exemplo, só um é pertinente: quer a Académie Creteil, quer o Le Café Pédagogique, nas suas páginas dedicadas a Portugal e ao ensino da língua lusa (estrangeira) apresenta... o Brasil. Sendo verdade que não é muito preocupante que o façam, embora seja inquietante, e mesmo sabendo que neste momento é a grande moda em França, sente-se que Portugal começa a ficar para trás; Portugal e o seu rigor semântico, não a língua. Tanto é assim que num exame do Baccalauréat (BAC) os autores apresentados não são os dos mais conceituados na Literatura Portuguesa (questão discutível, bem sei) e até um texto do Mia Couto é apresentado!
O Instituto Camões tinha trabalho sério e continuado em Paris, mesmo se elitista. Que faz agora para inverter a situação? Continua altivo e distraído na sua política cultural ou, o que seria desejável, desenvolve-se com os PALOP na divulgação da lusofonia? Não é um dilema...

P.S.: os exames de Português para os diferentes tipos de Baccalauréat podem ser vistos neste endereço (em PDF).