Educação accionária

Manifesto plural e não democrático pela acção da/na educação.

1.9.04

Concurso para os PALOP

A carta que publico foi enviada para os jornais Público e JN sem que lhe dessem consequência, de acordo com a fonte que no-la entregou, entretanto desistente de toda a actividade docente no nosso país (os motivos são óbvios).

Exmos. Senhores:



Devido às inúmeras notícias relativas ao Ministério da Educação (ME), nomeadamente aos (dos) organismos que tutelam os concursos de docentes, penso ser meu dever alertá-los (esperando, como é óbvio, que investiguem) sobre um “obscuro” concurso lançado, em pareceria entre ME e Ministério dos Negócios Estrangeiros, para a contratação de docentes – de diversas áreas – para os PALOP.

Tendo o concurso sido lançado a 17/09 [2003] do corrente ano (poderá ser confirmado na página da DGAE - http://www.dgae.min-edu.pt/index.htm) estranho que, até hoje, não haja saída de resultados em parte alguma, como seria (é) lícito esperar em qualquer concurso público e publicitado.

Como o estranhamento vem de há quinze dias a esta parte, telefonei para a DGAE que me remeteu toda e qualquer informação para o GAERI. Tendo-o contactado, foi-me dito não se tratar de um concurso, contrariando, assim, o que foi (e ainda está) publicitado; perante o meu estranhamento por até à altura não ter sido contactado para ser entrevistado, tal como vinha escrito no “Aviso de Abertura de Concurso”, foi-me referido, ainda com mais insistência, que de um concurso não se tratava, mas sim de “uma selecção de professores, visto terem recebido milhares de candidaturas”.

Duas dúvidas se me levantam: se a selecção já obedecia a critérios dúbios, quais foram os critérios utilizados perante as candidaturas recebidas; quem foi seleccionado e com que critérios foi seleccionado.

Globalmente, gostaria, enquanto órgão de Comunicação Social, que o vosso jornal tentasse apurar e dissipar dúvidas.

Não se tratando de uma denúncia pura – recorreria, então, à via jurídica -, gostava, no entanto, de saber onde posso consultar as listas definitivas de selecção (e já agora, onde está o meu curriculum).



Não autorizo, lamento, que se revele a minha identidade (pelos exactos motivos em que está a pensar), estando, todavia, disponível a responder a qualquer dúvida suscitada.



Com os melhores cumprimentos