Educação accionária

Manifesto plural e não democrático pela acção da/na educação.

16.9.05

Escola do Futuro e Aventura do Conhecimento

Deve saudar-se a parceria estabelecida entre PT e RTP na promoção do concurso de A Aventura do Conhecimento; deve ser dada nota alta ao prémio atribuído à escola vencedora, e aos seus cinco alunos, o Colégio Conciliar de Maria Imaculada de Leiria, e felicitar o jornalista José Alberto Carvalho pelo excelente trabalho efectuado em directo de Leiria.
Sobre a Escola do Futuro, deve realçar-se, no entanto, o seguinte: demorará décadas até, pelo menos, todo o parque escolar ter um quadro electrónico - o que hoje se viu no Telejornal foi mera realidade virtual; tanto entusiasmo não obliterou a evidência de publicidade gratuita para a PT; há um cinismo comercial encoberto que não foi, sequer, aflorado.
A todos aqueles que, como eu, sonham leccionar com semelhantes condições há um pedido de contenção. A páginas tantas, um engenheiro da PT disse que para além do suporte informático e didáctico (penso que foi isso) "há a parte científica, que também é importante". Como disse?
Pois é, a subversão convive muito facilmente nas escolas. Há que ter muito cuidado e discernimento. Não bastava já a escolha de manuais em função de agendas para professores e outras ridicularias...e depois sim, "há a parte científica, que também é importante".
Reprovação para o Colégio Conciliar de Maria Imaculada de Leiria por, sendo uma Escola do Fututo, nem sequer ter página na Net; tem apenas um endereço de e-mail disponibilizado pelo ME.
Parabéns à equipa Alfa de Leiria.