Educação accionária

Manifesto plural e não democrático pela acção da/na educação.

21.11.05

OCDE vai avaliar Universidades Portuguesas

A generalidade da Imprensa portuguesa (Publico, DN e JN) acordou hoje extasiada com a ideia de que as Universidades iriam ser avaliadas (pela sua capacidade de preparar recém-licenciados para o mercado de trabalho) - proposto desde 1994.
Perguntas sobre o assunto: sabendo-se que, para já, a avaliação se fará unicamente a instituições voluntárias, que acções concretas decorrerão das avaliações (antecipo, para a generalidade das instituições académicas, postura anacrónica e impertinente): a) redução de docentes, por manifesta incompetência pedagógico/científica (isto quando não convidados pela cunha)? b) reestruturação curricular e diacrónica, que corresponde a ficar refém de modelos anglo-saxónicos (modelo de Bolonha), impraticáveis no luso burgo? c) Financiamento privado?
(Espera-se que, como exemplo, a (ir)responsável pelos cursos da FLUP, que quer(ia) cursos de línguas unilingues, mesmo sabendo "que não há mercado para absorver os licenciados desses cursos", seja, obviamente, obrigada a retratar-se publicamente...)