Educação accionária

Manifesto plural e não democrático pela acção da/na educação.

18.1.06

ANOP - Intervenções Transversais na Educação e Cidadania

Das inúmeras páginas que consulto sobre educação/formação, raras há que me merecem qualquer tipo de consideração. Não é o caso desta, sediada na Feira, que, muito pelo contrário, me provocou espanto e ainda agora me deixa algo fascinado.
Penso que é a mesma de que me falaram há dois anos, por altura da abertura deste blog - hélas, hoje é o segundo aniversário-, mas não tenho a certeza, para ser honesto.
A ANOP, pelo que percebo, chama a si a função de croupier (estou bem disposto) e intervém multi-disciplinarmente e transversalmente, primeiro, em questões de educação/formação e, depois, sobre o próprio conceito de cidadania (activa, pelo usufruto), através do que chamam Oficinas de Projecto. Ultrapassando já a mera intervenção na(s) comunidade(s) local(is), começa a ser já um exemplo a ser seguido - fiz as minhas pesquisas e não, não quero dar conta delas. O fascínio que ainda me causa, relaciona-se com o o trabalho relacional e criação de redes entre organismos e outras estruturas organizativas e organizacionais em torno de um objectivo comum,"agir em favor do desenvolvimento das comunidades locais e das pessoas por forma a contribuir para uma cidadania mais activa, a solidariedade e a coesão social e para novas perspectivas para o desenvolvimento integrado e sustentável na sociedade contemporânea." Convenhamos e insistamos na novidade no nosso País, pobre, deste serviço comunitário. Admiro a audácia e lembro-me frequentemente de Basarab.
Só mais uma coisa: ver/ler com atenção, muita atenção, este e este projectos desenvolvidos (e já agora também este).