Educação accionária

Manifesto plural e não democrático pela acção da/na educação.

30.1.06

Governo suprime grupos de docência mista

Por falta de tempo, estou de saída para e escola, não posso desenvolver o texto, de qualquer modo, os oponentes ao próximo concurso do ME terão que optar por uma - apenas uma! - das disciplinas para que estão profissionalmente habilitados.
Assim sendo, no meu caso particular, apesar de estar habilitado profissionalmente para leccionar Português e Francês, teria, no caso de concorrer, o que não sucederá, de optar por uma delas. O que ainda não percebi é se há limitação temporal na escolha ou se esta se torna perpétua (pelo menos no ensino público), tal como sucedeu com os licenciados de Francês-Alemão ou Inglês-Francês, vítimas da LBSE de 1986 - estupidamente, apesar de terem feito estágio pedagógico às duas disciplinas, só a uma veriam o estatudo de habilitação profissional reconhecido; à outra, apenas habilitação própria. Também ainda não percebi o que acontecerá ao grupo de docência 21. Entretanto, os menos qualificados, geralmente saídos das ESE, continuam a todo o vapor numa carreira repleta de equívocos.
Já começa a haver motivos de sobra para que as pessoas de bem, mais do que manifestar a sua indignação pelas políticas arrogantes e incompetentes do actual governo, comecem a ponderar a desobediência civil.
A confirmação do que digo pode ser lida no site da Federação Nacional de Educação.