Educação accionária

Manifesto plural e não democrático pela acção da/na educação.

6.4.04

Orientadores de Estágio ou a nulidade profissional e pessoal

O título resume, ainda que grosseiramente, o que penso de orientadores de estágio, por acreditar serem criaturas desfuncionais social, mental, física, educativa e profissionalmente.
Não sabendo leccionar, na maioria das vezes, procuram o conforto fácil de redução de horário e exultam em vaidades incontidas por receberem mais uns troquitos no final do mês. Tendo a seu cargo um grupo de estagiários que levam muito a sério a sua vocação, obstacularizam a sua aspiração lectiva e obrigam-nos a repetir até à exaustão esquemas taxinómicos desusados e anacrónicos. São frequentemente vistos na sala dos professores a ministrar cursos de pedagogia e a avaliar aulas, nunca são vistos nas faculdades, por convites dos metodólogos, porque não têm subsídio de deslocação ou representação. Aparecem ainda em todas as actividades extra e intra-curriculares, por acharem que lhes é assim dada visibilidade na comunidade escolar. Não admitem ser corrigidos ou, simplesmente, ouvir outra opinião - sabem tudo!
Este é apenas um pequeno resumo.
Está aberto o convite para dizeres o que pensas destas aves raras sabedoras, até podes contar uma história e tudo. Eu dou o mote: quando iniciei o meu estágio pedagógico (integrado) tive um senhor orientador de francês que de estágio só o tinha visto por correspondência e... não sabia falar francês!