Educação accionária

Manifesto plural e não democrático pela acção da/na educação.

13.5.04

"Eu não desisto" porque nem sequer lá vou


Fico contente por ver que há quem queira solucionar o problema do abandono escolar.
Pensando desapaixonadamente nestas questões, e depois de ler as propostas, tenho vontade de perguntar isto:
1) o tutor, é docente, discente, psicólogo ou arrumador de carros?
1.1) Sujeita-se e presta contas a quem?
1.3) que parâmetros avaliativos segue?
1.4) a sua acção pode prejudicar o ensino dos docentes e desautorizá-los?
1.5) São pagos por que?
1.6) têm direito a subsídio de desemprego?
1.7) está habilitado a outras funções escolares (como atender nas cantinas, limpar quartos de banho...etc...?)
1.8) vai ter gabinete próprio com o seu nome numa placa?
1.9) vai participar nas reuniões de avaliação?

2) Quem vai formar os professores especificamente? (que como se sabe nada sabem, especificamente, claro!)
2.1) os mesmos incompetentes dos orientadores de estágio?
2.2) metodólogos das universidades?
2.3) formadores do IEFP?
2.4) alunos?
2.5) pais?
2.6) a PJ?
2.7) e que tal as escolas não terem professores - que são um entrave para o ME (uns chatos que até reprovam e tudo...!) - e passar-se directamente para a certificação das competências dos meninos?

3) Plano de Português Língua Não Materna, de um Plano de Promoção da Leitura e da Escrita e de um Plano específico para o Apoio ao Ensino e Aprendizagem da Matemática?
3.1) Dê-se-lhes todos os livros do José Saramago!

4)Actividades Extra-Curriculares – Depois das Aulas
4.1) onde?
4.2) Com quem?
4.3) a fazer o quê?
4.4) quem?
4.5) pagam horas extraordinárias?

5) Programa Pais na Escola
5.1) eles não querem lá estar... vão ter multas se não se apresentarem regularmente na escola?
5.2) quem faz o controlo?
5.3) os docentes podem consigo estabelecer um programa de permuta?