Educação accionária

Manifesto plural e não democrático pela acção da/na educação.

25.9.05

Ó Sócrates, estás fixe?

O recente avanço de Manuel Alegra à candidatura à Presidência da República não divide, como alegou inicialmente o proponente, o PS. O PS, o partido dos valores e da conduta ética e moral (republicana e social), votará neste e não em Soares, um candidato imposto(r). E votará sempre! O que deixa a Sócrates pouca margem de manobra política: tendo afirmado ontem que "o candidato do PS é só um", resta perguntar em quem o PS vai votar na segunda volta, pois é mais do que evidente que Soares não passará da primeira votação. O povo não é estúpido e não irá em demagogias nem se deixará enganar por hipocrisias caso Sócrates apele ao voto em Alegre na segunda volta (ou dar-se-á o caso de apelar ao voto num dos três outros candidatos de esquerda?); para todos os efeitos, o PS de Sócrates não terá candidato na segunda volta. Perde o PS pela arrogância e prepotência de Sócrates. Ganha o PS, e seguramente o País, ao ver um candidato genuíno e não imposto.
Resta saber se Sócrates, após o desaire mais do que anunciado da eleições autárquicas, e após a derrota do seu pupilo nas eleições presidenciais, assumirá um mea culpa e se se retira - demissão pura e rápida -, ou se tenta relacionar-se institucionalmente com a Presidência da República e, por si, com o povo. Fica, no entanto, fragilizado para implementar as reformas estúpidas que iniciou e limitar-se-á a cumprir calendário; Portugal ganha.
Para Sócrates continuar como PM há só uma saída: a vitória de Cavaco Silva. Não há outro cenário possível. Infelizmente. Por arrogância e prepotência.