Educação accionária

Manifesto plural e não democrático pela acção da/na educação.

29.4.04

É por aqui, é por aqui!

Há já mais de uma semana que não actualizo este blog, pois estou estarrecido, imobilizado e receoso pela minha integridade mental e moral perante os recentes acontecimentos havidos cá no nosso burgo.
Nunca quis, todavia, consentir que a pena secasse e nada mais escrevesse ou, genuína, espontânea e ingenuamente, fosse opinanando sobre a deseducação social, bestial e grosseira.
Falo, como parece ser óbvio, da corrupção generalizada de figuras públicas ou detentoras de cargos públicos, do compadrio instalado, do corporativismo legalizado, do facilitismo pragmatizado (inventei agora o adjectivo participial), da incompetência laboral aceite, dos falsos ídolos criados e louvados - nojo pelas comemorações, algumas, do/sobre os 30 anos do 25 de Abril!
Já não leio jornais, pouca televisão vejo, não falo à mesa de café sobre as "notícias do dia", não vejo desafios de futebol e não acredito, não acho, nem me parece que a FPF represente Portugal; o que faço, sim, é recuperar pela Literatura, pela música e pela pintura o rumo normal da existência humana - felicidade e transcendência (que não é feita pela via expiatória...), solidariedade e disponibilidade para estar, simplesmente estar, pessoal e plural, respectivamente.
Esta notícia ainda me faz acreditar que os caminhos desviantes podem ser corrigidos.