Educação accionária

Manifesto plural e não democrático pela acção da/na educação.

26.10.05

Língua Estrangeira II (Francês)

Fui convidado por uma escola profissional para ministrar a disciplina acima titulada. Por ser nível III (equivalência ao 12º ano), aceitei. Acto contínuo, pedi o programa para poder proceder de imediato à planificação das respectivas matérias.
O meu espanto está nisto, que passo a citar.

Diário da República - II série nº 101 de 2-5-1995

Língua Estrangeira II (Francês)

3º Ano

1 - Noções gramaticais.
2 - Actividades didácticas:
2.1 - Conversação.
2.2 - Leitura.
3. Áreas vocabulares:
3.1 - Hotéis e outras colectividades.
3.2 - Agências de viagem.
3.3 - Publicidade.
3.4 - Correspondência.
3.5 - Telefone.

É suposto, portanto, a partir do enunciado produzir um programa. No meu caso, arrogância à parte e experiência profissional resguardada, será fácil elaborar tal programa. Fica no entanto a sensação que a formação profissional funciona sem rumo e definição; se a esta amplitude e abrangência de programas somarmos o facto de que muitos formadores têm apenas o 12º ano, chega-se à conclusão de que a maioria das escolas profissionais apenas entretêm os formandos pelos dinheiros comunitários.
Fica a pergunta: é esta a substituição de ensino público e incremento da formação profissional que o sr. Sócrates pretende?