Educação accionária

Manifesto plural e não democrático pela acção da/na educação.

2.11.05

Estás reprovada!

Foi o que disse hoje a uma aluna, depois de ter desistido de a colocar fora da sala de aula e depois de a referida ter dito "foda-se", "pila" e arrotado por duas vezes. A estória vem já do ano passado. A aluna definitivamente tem qualquer coisa a menos. Entra na sala de aula tarde e aos berros, empurra a porta e não a fecha; quando me cruzo por ela nos corredores, ri-se histericamente e chama-se "storzinho"; vai ao quadro e com o giz parte um dente; lê o jornal na sala de aula; não fala, berra - e muito!; não pergunta, diz "caralho"; levanta-se a despropósito para agarrar os seios (no lugar puxa a camisola para os contar...); levanta-se outra vez a despropósito e liga o telemóvel à corrente; quando a minha paciência acaba e a coloco na rua pergunta "porquê, caralho? ó, paaasstttt! Foda-se!"
Durante um ano expliquei-lhe as regras - conduta e postura na sala de aula -, positivei intervenções, mesmo se não totalmente certas, chamei-a à atenção e à razão, puni, incentivei e reforcei positivamente o seu trabalho, fiz, enfim, o que a minha consciência e brio profissional me ditaram, fiz o que estava obrigado e o que não estava também: falei-lhe ao coração, como se de um familiar ou amigo se tratasse, e eu não sou destas coisas . Pedi ainda ajuda à psicóloga da escola e à directora, que anuíram ao meu pedido e, de facto, me ajudaram. Durou pouco tempo.
Hoje, depois da entrada à bruta e dos arrotos, quando pedia a uma outra aluna que me pronunciasse "pull" e "pantallon" e dela ouvi "pila" (seguido de risos e da desculpa que eu é que ouvia mal), desci pela sala fora disposto a partir-lhe a cara; no último instante detive-me e, com dedo acusatório, disse-lhe "estás reprovada". E está mesmo. Cumpro sempre a(s) minha(s) palavra(s).
P.S.: Uma aluna de outra turma, depois de avisada durante 13 aulas e colocada na rua à 14, pediu-me desculpa por ter sido, passo a citar, "estúpida, mal-educada e insurrecta".